Lula aponta dívida histórica e defende parcerias com países da África Presidente discursou na Cúpula da União Africana, na Etiópia

  • 17/02/2024
  • 0 Comentário(s)

Lula aponta dívida histórica e defende parcerias com países da África Presidente discursou na Cúpula da União Africana, na Etiópia

O presidente Lula apontou dívida histórica para defender parcerias do Brasil com países da África. Ainda destacou a importância de países emergentes para o crescimento mundial. Ele discursou na abertura da 37ª Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia, neste sábado (17).

Lula disse que o Brasil vai aumentar o número de bolsas para estudantes africanos e o intercâmbio de professores. E defendeu uma cooperação para enfrentar doenças tropicais e ampliar o acesso a medicamentos e vacinas.

Na área ambiental, afirmou que os países das florestas da Amazônia e do Congo são protagonistas na agenda climática. A recuperação de áreas degradadas vai permitir criar um cinturão verde no Sul global.

Em termos globais, Lula disse que modelos antigos neoliberais já não respondem aos desafios do mundo.

Lula voltou a criticar a falta de ação do Conselho de Segurança da ONU e defendeu a inclusão de mais países e o fim do poder de veto das grandes potências. Ainda defendeu a criação do Estado palestino, membro pleno das Nações Unidas, como solução para crise na Faixa de Gaza.

Edição: Daniella Longuinho/ Marizete Cardoso


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. I guess that´s why they call it the blues

Elthon John

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes